Retrospectiva Literária 2011

Vou aproveitar a última sexta-feira do ano para participar da Retrospectiva Literária 2011, que a Angélica, do Pensamento Tangencial, propôs. Não foi fácil responder todas as perguntas, mas foi bem divertido!
  • O livro infanto-juvenil que mais gostei: Anna e o Beijo Francês, Stephanie Perkins – um livro que comprei pela capa, mas que acabou se tornando um dos favoritos do ano!
  • A aventura que me tirou o fôlego: Liberte Meu Coração, Meg Cabot – não costumo curtir muitos livros de época + aventura, mas esse me conquistou!
  • O terror que me deixou sem dormir: não li nenhum do gênero.
  • O suspense mais eletrizante: Sendo NikkiMeg Cabot – um romance com boas doses de suspense, mas, de alguma forma, ainda leve.
  • O romance que me fez suspirar: Um Dia, David Nicholls – sem comentários para esse livro, todo mundo já sabe o quanto o amei!
  • A saga que me conquistou: Something Borrowed/Something Blue, Emily Giffin – apesar do tema já batido, os livros (principalmente o Something Blue) conseguiram fugir do óbvio.
  • O clássico que me marcou: The Picture of Dorian Gray, Oscar Wilde – recomendo muito e, principalmente, a quem nunca leu um clássico e está em busca do primeiro.
  • O livro que me fez refletir: todo livro bom de verdade me faz refletir =)
  • O livro que me fez rir: Qual seu número?, Karyn Bosnak – não dava muito pelo livro, mas ele acabou sendo uma aventura bem divertida e original.
  • O livro que me fez chorar: eu choro com quase todos, mas acho que o recorde desse ano fica entre Um Dia Anna e o Beijo Francês.
  • O melhor livro de fantasia: InsaciávelMeg Cabot – não sou muito fã de vampiros e esse foi o primeiro livro do tipo que li. Mas gostei bastante, estou esperando o segundo volume.
  • O livro que me decepcionou: Os E-mails de Holly, Holly Denham – muitas páginas para pouca história. Não chega nem aos pés dos livros em formato de e-mail de Meg Cabot.
  • O livro que me surpreendeu: Something Blue, Emily Giffin – esse livro é aquele tipo de leitura que você não quer que acabe. É leve, divertida, mas cheia de reflexão e momentos emocionantes.
  • A frase que não saiu da minha cabeça: “Por nós dois, a palavra casa não é um lugar. É uma pessoa. E nós, finalmente, estamos em casa”, trecho de Anna e o Beijo Francês. Concordo plenamente! Lindo, lindo, lindo!
  • O(a) personagem do ano: Emma Morley, de Um Dia – ela pode parecer boba no início, mas é uma mulher corajosa e inteligente, que sabe o que quer e, principalmente, sabe como amar.
  • O casal perfeito: Emma e Dexter, de Um Dia
  • O(a) autor(a) revelação: David Nicholls, de Um Dia
  • O melhor livro nacional: não li nenhum livro nacional.
  • O melhor livro que li em 2011: Um Dia
  • Li em 2011 19 livros
  • A minha meta literária para 2012 é: prefiro não impor metas.

Ufa! Então, é isso aí! Agora só falaremos de livros em 2012! Um super obrigada à Angélica, que teve essa ideia super legal, e também a todo mundo que acompanhou minhas aventuras literárias, cinematográficas, filosóficas e musicais por aqui :D

5 Comments

Filed under Livros

5 responses to “Retrospectiva Literária 2011

  1. Oii Nádia!
    Adorei as suas respostas!
    Preciso ler Um Dia!! Estou vendo esse livro em todas as Retrospectivas! :D
    Acredita que eu não gostei de Anna e o Beijo Francês? Pode ter sido pela época que eu estava passando… Isso normalmente influencia nas minhas avaliações literárias. hehehe Vai ver que eu não estava muito romântica quando li… :s
    Obrigada por ter participado da Retrospectiva! :D
    Espero que a gente continue no blog uma da outra o ano inteiro!! \o/
    Um feliz Ano Novo para você!!!
    Beijooo!

  2. Anna e o beijo francês e um dia estão em quase todas as retrospectivas, eu ainda não li a insaciável e era para eu ter lindo o livro sendo nikki mas vou reparar esse erro no ano que vem

  3. Adorei o momento retrô…
    Att.,
    Luks

  4. Eu também não li nada da sua lista HAHAHAHAH!
    E leia “Admirável” MUITO legal! E “Kissed” é fofo, bem fofo :P
    De qualquer forma, da sua lista, eu tenho que ler Oscar Wilde, acho uma grande falha em minha vida não ter lido o único romance dele :o E “Um Dia” eu te falei, tô participando de uma promoção, se eu ganhar, é porque o destino também quer que eu o leia…haha, no mais, só me sinto mais orgulhosa por ter te dado o melhor livro do ano na sua opinião, hoho!

    Vamos ler mais em 2012, por favor, Scott vai aprovar isso…HAHAHAH! :D

    Beijos, Naná!!

    Ps: Aposto que “A Mulher do Viajante no Tempo” vai te agradar muito hahahaha mas vamos aguardar….

  5. Nádia, suas respostas foram idênticas as minhas! Um Dia, Sendo Nickki, Anna E O Beijo Francês também estão na minha prateleira e no meu coração pra sempre! rs.
    Experimente Paula Pimenta como autora nacional. A série de livros que ela lançou chamada Fazendo Meu Filme, é juvenil e muito bem sacada. Acho que você vai gostar.
    Abraços.

Leave a Reply

