Filme: Não sei como ela consegue

Não sei como ela consegue é a adaptação cinematográfica do livro homônimo, escrito por Allison Pearson. Para ler a sinopse e saber o que eu achei da obra original, clique aqui =)

Depois de me decepcionar um pouco com a versão cinematográfica de Qual seu número?, fiquei com medinho de sair frustrada novamente do cinema, então, fui assistir Não sei como ela consegue com a intenção de “analisar” o filme sob duas perspectivas: a de uma simples comédia romântica e a de adaptação de um livro. Como comédia romântica, o longa não deixa nada a desejar e tem todos os ingredientes necessários para conquistar: protagonista carismática, história de fácil identificação e doses ideais de humor e romance.

A boa notícia é que, como adaptação do romance de Allison Pearson, o filme também não deixa quase nada a desejar. Para começar, Sarah Jessica Parker e Greg Kinnear são exatamente o que imaginei para Kate e Rich. Já Pierce Brosnan é um Jack um pouco mais velho do que eu esperava, mas nada que atrapalhe o desenrolar da história na telona. O início do filme é tão fiel ao começo do livro que era como se eu já tivesse assistido àquela cena. E isso, que é um ótimo sinal, aconteceu em vários outros momentos do longa. Para completar, algumas falas originais do livro também foram usadas no filme, o que é um ponto mais do que positivo.

Agora, vamos aos pontos negativos: a versão cinematográfica engoliu algumas personagens (como Candy e Debra), criou novas (como Allison) e reduziu/aumentou a participação de outras (como Paula e Momo, respectivamente). Além disso, também achei que o filme é um pouco superficial em relação à obra original. Nas 396 páginas do livro, muitas coisas acontecem e acredito que ele seja mais profundo, principalmente, em relação ao trabalho de Kate – e acho que essa “densidade” explica a minha demora em lê-lo. No entanto, não achei que a omissão de alguns fatos e personagens tenha prejudicado o filme. Pelo contrário, acredito até que essa redução tenha sido necessária para que o longa passasse a mensagem central sem deixar de ser leve e divertido, o que também é a proposta do livro.

Conclusão: eu, que havia gostado bastante do livro, saí do cinema satisfeita e com a sensação de ter realmente visto a história original transformada em filme e não usada como mera inspiração.

Título original: I don’t know how she does it
Diretor: Douglas McGrath
Ano: 
2011
Minutos:
89
Elenco:
 Sarah Jessica Parker, Greg Kinnear e Pierce Brosnan
Avaliação: 
4 estrelas

Mais filmes aqui!

Advertisements

2 Comments

Filed under Filmes

2 responses to “Filme: Não sei como ela consegue

  1. Tive visto o trailer desse filme já, e apesar dos seus bons comentários a respeito da adaptação eu tenho uma política de não assistir NENHUM filme que tenha a Sarah Jessica Parker. Eu a detesto profundamente, hahaha.

    beijos querida.

  2. Ai, ai, estou pensando seriamente em ir assistir esse filme hoje, apesar de não ter lido o livro. Claro que o filme tem que ser mais superficial, para poder abarcar, como você falou, a essencia, mas quando a adaptação é bem feita, eu quase não me importo.
    Bom saber que não é desanimador.

    Beijos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s