Filme: O casamento do meu ex

Tom (Josh Duhamel) e Laura (Katie Holmes) foram namorados por muito tempo, na época em que Lila (Anna Paquin) era a melhor amiga de Laura. Anos depois do término do relacionamento, porém, Tom vai se casar com Lila – e Laura é convidada para ser a dama de honra da noiva. Aparentemente, não existem mágoas, nem sentimentos entre Tom e Laura. Mas tudo pode vir à tona durante o final de semana do casamento, quando todos estão com os nervos à flor da pele.

Pelo título e roteiro, é fácil dizer que O casamento do meu ex é mais um filme no melhor estilo O Casamento do Meu Melhor Amigo ou O Noivo da Minha Melhor Amiga. Mas é aí que está: o filme estrelado por Katie Holmes e Johs Duhamel passa longe de ser uma comédia romântica – ou então é uma comédia romântica alternativa. Eu já sabia disso quando fui assisti-lo, mas, como nunca resisto a longas com casamentos, ex-namorados(as) e melhores amigos, resolvi ver qual era a proposta. E a conclusão é: estou até agora, 3 dias depois, sem saber o que realmente achei do filme.

A questão é que o longa é permeado por um clima estranho, que combina densidade e descontração. Clima que aliás, me lembrou o de O Casamento de Rachel, outro filme que, até hoje, ainda não sei o que pensar. A filmagem que, em certas cenas, parecia ser feita com uma câmera caseira e por um cinegrafista amador também me lembra o estilo do filme estrelado por Anne Hathway. Uma das coisas que me incomodou foi que achei as personagens bem fracas psicologicamente. Sabe quando não rola identificação? Quer dizer, não que eu seja a pessoa mais forte emocionalmente, mas realmente não gostei do fato de todas serem tão vulneráveis.

**************************

CUIDADO, PODE CONTER SPOILER

Mas o que realmente me incomodou foi o desfecho, que ficou em aberto. Eu, particularmente, não gosto de finais indefinidos. Prefiro que seja um fim ruim ou insatisfatório, mas que seja, de fato, um fim.

PRONTO, ACABOU O SPOILER

**************************

Ou seja, O casamento do meu ex é um grande X na minha lista de filmes vistos. Não sei se gosto ou desgosto. Acho que sou quase indiferente.

Ps: O casamento do meu ex é baseado no romance homônimo de Galt Niederhoffer (que também dirigiu o filme). Romance que não li e acho que não quero ler, haha. 

Título original: The Romantics
Diretor: Galt Niederhoffer
Ano: 
201o
Minutos: 
95
Elenco:
 Josh Duhamel, Katie Holmes, Anna Paquin, Elijah Wood, Malin Akerman, Adam Brody
Avaliação:
3 estrelas

[extra]

Sim, resolvi sofrer uma overdose de casamentos e revi O Noivo da Minha Melhor Amiga. A ideia era ver o que eu acharia do filme (e também dos livros) depois de ter lido a série, composta por Something Borrowed e Something Blueque deu a origem ao longa. E o que eu tenho a dizer é: amei ainda mais –  tanto o filme, quanto os livros. Essa adaptação cinematográfica é uma das poucas que vi que são tão boas quanto a obra original – e olha que gosto muito do livro. Claro que algumas mudanças foram feitas em relação ao livro, mas todas são coerentes e, o mais importante, não mudam o sentido da obra (como acontece em O Retrato de Dorian Gray).

Fato engraçado: eu chorei (sim, sou chorona) nas mesmas partes em que chorei quando vi o filme pela primeira vez. Mas percebi também que as cenas que me fizeram chorar no longa são mais ou menos as mesmas que me emocionaram no livro. Acho que isso quer dizer muito sobre a fidelidade do longa em relação à obra original. Enfim, só fiz esse extra para reforçar: quem ainda não leu/assistiu O Noivo da Minha Melhor Amiga (e Something Blue), leia/assista =)

**************************

Vocês já viram algum dos dois? O que acharam?

Mais filmes aqui!

2 Comments

Filed under Filmes

2 responses to “Filme: O casamento do meu ex

  1. Ainda não vi nenhum dos filmes, mas penso em assistir O Noivo da Minha Melhor Amiga para ver se gosto, pois as opiniões a respeito dele estão muito divididas.
    Beijos.

    Books e Desenhos

  2. haha, não vi nenhum dos dois filmes. É tanto noivo do ex da minha melhor amiga que era meu amigo e por aí vai que eu nem reconheço mais esses filmes pelos nomes, então só identifiquei pela imagem ;\ Pela indicação, vou tentar assistir o segundo. ;D

    Beijos

Leave a Reply

