10 filmes de terror que realmente me assustaram

Já que hoje é Halloween, vamos falar sobre coisas assustadoras? Eu costumava ser viciada em filmes de terror e adorava sentir aquele medo – quandt maior o frio na espinha, melhor. Mas o tempo passou, minhas irmãs casaram e, logo, eu não tinha mais quem chamar pra ir ao banheiro comigo no meio da noite, depois de assistir a um bom filme de terror (hahaha). Por essas e outras, fui deixando o gênero de lado e, perdi tanto o costume (e fiquei tão cagona) que, hoje em dia, simplesmente não assisto mais. Mas já vi o suficiente para contar para vocês quais foram os 10 filmes de terror que realmente me assustaram:

10. Halloween – A Noite do Terror (1978)

Eu tenho uma teoria sobre Freddy Krueger (A Hora do Pesadelo), Jason (Sexta-Feira 13) e Michael Myers (Halloween). O Freddy pode ser sádico, mas, no fundo é um bobão que, literalmente, corre atrás de suas vítimas e raramente as alcança – e nos sonhos, ainda por cima. Já o Jason é recalcado e lerdo que, na vida real, jamais chegaria em seus alvos. Já o Mike Myers é bem espertão: ele não corre atrás de ninguém e nem é lento. Ele simplesmente aparece na frente da sua próxima vítima e, sem fazer cerimônia, cumpre sua missão. Por isso, eu sempre tive mais medo de Michael do que de Freddy ou Jason. (e a musiquinha é super tétrica)

9. Os Estranhos (2008)

O roteiro é simples: três pessoas estranhas invadem uma casa de veraneio e, em vez de simplesmente assassinar o casal que lá se encontra, fazem tortura física e psicológica. Mas sabe o que realmente me assusta nesse filme? É a ausência da dúvida: essa história pode acontecer a qualquer momento na vida real. Lembro de ter saído do cinema com uma sensação bem ruim – ou seja, o filme cumpre o que promete.

8. Horror em Amityville (2005)

Remake do filme homônimo de 1979, Horror em Amityville foi um dos últimos (sim, últimos, haha) filmes de terror que vi no cinema. A história é sobre uma casa mal-assombrada que já levou um homem a assassinar sua família inteira. Quando um novo casal se muda para o terreno, eventos estranhos começam a acontecer. Ok, a história pode parecer batida hoje em dia, mas o que é realmente assustador é que o filme é baseado em fatos reais. Já havia assistido ao original, mas era muito nova e não me lembro bem. Mas a nova versão de Horror em Amityville tem cenas bem feias e me deixou com aquela sensação ruim depois.

7. 13 Fantasmas (2001)

13 Fantasmas é um filme forçado e com enredo fraco. Mas as figuras são muito feias e as cenas de “perseguição” realmente causam pânico. Sabe aqueles filmes que fazem você subir uma escada correndo só porque está medo de ser atacada por uma das criaturas? Então, é esse.

6. O Chamado (2002)

O Chamado é um clássico moderno entre os filmes do gênero e com todos os méritos: o roteiro é diferente e misterioso, a assombração (nossa querida Samara Morgan) é horrorosa e as cenas de terror são realmente assustadoras. Eu assisti ao original (o japonês Ringu) e, embora muitos o considerem mais assustador, eu ainda acho que Hollywood conseguiu fazer uma versão melhor. Quem não ficou com medinho da televisão depois de assistir O Chamado? Hahahaha!

5. Poltergeist (1982)

Clássico entre os filmes de terror, Poltergeist me aterrorizou horrores – já que, além de ser realmente assustador, eu devia ter menos 10 anos quando assisti. Mas devo confessar que, algum tempo depois, revi e não achei tudo isso. Mas que também fica aquele mal estar com a televisão depois, ah, fica sim! (“Não vá para a luz, Carol Anne”, hihihi)

4. Os Outros (2001)

Não sou especialista em filmes de terror, mas acho que Os Outros pode ser considerado um dos melhores do gênero. O longa já traz um clima pesado por se passar em uma mansão escura durante a 2ª Guerra Mundial. Além disso, todas as personagens do filme são meio esquisitas: a mãe super protetora (Nicole Kidman), as crianças supostamente doentes e os empregados misteriosos. Mas o verdadeiro mérito de Os Outros está no final surpreendente. Mesmo depois de O Sexto Sentido, o filme conseguiu surpreender e assustar. (eu vi no cinema e gritei quando a velha abre a porte do armário, haha)

3. O Sexto Sentido (1999)

O Sexto Sentido é um filme simplesmente sensacional. Em uma época que os filmes de terror ainda estavam na era da violência (como Pânico, por exemplo), O Sexto Sentido chegou com uma proposta diferente: um garoto que era capaz de ver pessoas mortas. O interessante é que o filme consegue ser assustador sem ser apelativo, misterioso sem ser chato e ainda tem uma forte carga emocional – por conta da relação conturbada entre Cole e sua mãe, da morte de Malcolm e da amizade que nasce entre ele e o garoto. O desfecho de O Sexto Sentido é simplesmente incrível (e, na época, era super original) e, mesmo dando aquele arrepio de “coisa ruim”, ainda consegue ser emocionante.

2. Espíritos (2004)

Espíritos chegou ao Brasil apenas em 2006 e foi o primeiro filme realmente assustador que eu assisti desde Os Outros –  no cinema, ainda, para piorar a situação. A história é boa e tem aquele ar de mistério, mas as cenas de assombração são muito feias e é isso que faz com que o filme seja realmente bom. A minha única dica é: quem não assistiu, assista. E assistam também Espíritos 2. 

1. O Exorcista (1973)

Acho que não existe filme de terror mais icônico do que O Exorcista. Acredito que a história tenha mexido muito com questões religiosas na época em que o filme foi lançado, além de trazer cenas fortíssimas – o que eu acho que estabeleceu um novo padrão entre os filmes do gênero. De resto, O Exorcista dispensa qualquer comentário – é um “must watch”! Uma pena que as sequências sejam tão ruins…

Ps: o que acho mais legal sobre O Exorcista é que ele foi lançado em plena segunda fase da Crise do Petróleo e alguns especialistas dizem que essa foi uma das razões para que o filme fosse o sucesso que foi. A questão é que o demônio que possui Regan fazia alusão à crise que abatia os EUA. No mínimo, interessante.**

*****************************

[extra] Para ler

Apesar de gostar de filmes de terror, o gênero está bem longe de ser um dos meus favoritos quando o assunto é leitura. Por isso, eu li apenas um livro do estilo, o Formaturas Infernais, e só porque tinha Meg Cabot no meio, hahaha! Não achei os contos assustadores, apenas um deles realmente me deixou tensa. Mas acho que vale a pena para quem gosta de uma das 5 autoras ou aprecia livros do gênero.

*****************************

Depois de mais um post gigante, quero saber: quais foram os filmes de terror que realmente assustaram vocês?

**O mesmo aconteceu no começo da década de 1930, logo após o Crack da Bolsa de Nova Iorque, quando foram lançados filmes como Godzilla, Frankenstein e King Kong. Os monstros de longas como esses eram vistos eram como uma metáfora para a crise econômica pela qual grandes potências do mundo passavam. 

Advertisements

8 Comments

Filed under Filmes

8 responses to “10 filmes de terror que realmente me assustaram

  1. Eu não gosto muito desse estilo de filmes, prefiro comedia romantica
    Mas gostei muito de ler formaturas infernais

    Beijos

    Angela Graziela – @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

  2. Ai, coisa.. Tenho uma raiva quando perco meu comentário ;\

    Mas voltando.. Desses, ainda tenho uma curiosidadezinha de assistir O sexto sentido, mas, sem coragem. Ou outros, só não assisti Halloween e O Exorcista. Como você, sou sensata agora, e percebi que essa sensação ruim não me fazia bem.
    E que imagens horríveis para escolher, não?

    Beijos

  3. Nossa eu adoro assistir filmes de terror, por mais que eu tenha medo eu sempre assisto e acabo me arrependendo depois.Rs.
    Vou te falar alguns filmes que realmente me impressionaram:
    1º O Exorcista- Acredito que pelo fato da história ser baseada em fatos reais e também pelo filme em si que é horripilante.
    2º Contatos Imediatos de 4ºgrau- Não é um filme de espíritos nem demônios mas sim de Et´s e como ele é baseado em fatos reais ( desde pequena sempre morri de medo desse assunto) E no filme há cenas de vídeo reais em momentos extremamente intrigantes da abdução…Isso me deixou completamente em choque, não só eu mas minha família também, principalmente porque várias pessoas que já assistiram esse filme contaram que começaram a acordar com frequência à partir das 3 horas- hora relatada no filme igual a nós e isso é bem esquisito!
    3º Atividade Paranormal 1- Esse filme me deixou impressionada, tanto é que por 3 dias tive que dormir no quarto de meus pais # Que Vergonha.Rs
    Beijos.

    Books e Desenhos

    • Já ouvi falar bastante do Contatos Imediatos de 4º grau. Como não ligo muito pra ETs, acho que vou assistir, hahaha! Já o Atividade Paranormal, eu MORRO de vontade de assistir. Mas não rola. Outro dia, passou o trailer na TV e eu quase me caguei. Imaginar 120 minutos disso? Hahahaha!

  4. thyago

    Bom. Esse do “ET”.. é realmente assustador!!! De verdade. Vc não vai querer dormir de janela aberta nunca mais!!! hahahaha. MEU POST PREFERIDO.

  5. Oi Nádia sempre tive muita vontade de assistir Os Estranhos mas ainda não tive chance. Assisti a O chamado um dias desse mas ainda senti medo de ir ao banheiro sozinho, hehehehe.
    Os Outros foi meio sonolento e chatinho, o final não me surpreendeu tanto assim porque tinha assistido a outro filme que me lembrou o final dele.
    O Sexto Sentido não dá medo, apesar de se tratar de um filme com espíritos e tudo mais.

    Acrescentaria Terror em Silent Hill nessa sua lista. O filme tem um final bem diferente e inesperado e me deixou bem assustada.

    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s