Insaciável

Meena Harper é uma paranormal, cujo dom é saber como as pessoas irão morrer. Ela costuma avisar sobre as mortes iminentes, o que geralmente só leva as “vítimas” a pensarem que a moça é louca – algo com o que ela já está acostumada. Além de paranormal, Meena é também roteirista de Insaciável, uma novela de grande sucesso que está no ar há muitos anos. No entanto, ultimamente, o programa está perdendo audiência para Luxúria, a novela concorrente, que está investindo na temática dos vampiros.

Por conta disso, os chefes de Meena querem que ela insira as criaturas “da moda” em suas histórias. Acontece que a roteirista não tem muita simpatia por vampiros, além de simplesmente não acreditar que existam. Mas tudo pode mudar quando Meena conhecer e se apaixonar por um. E é aí que realmente começa a aventura! Insaciável foi o primeiro livro sobre vampiros que li. Confesso que estava meio relutante no começo, mas as piadinhas de Meg Cabot em relação à imagem demasiadamente romântica que algumas pessoas têm em relação aos vampiros me animou um pouco. Pode ser detalhe bobo, mas o deboche na medida certa mostrou que ela, assim como eu, não leva os vampiros tão a sério e isso, ironicamente, me motivou a deixar o preconceito de lado de uma vez por todas e entrar no clima.

A história demora um pouco para engrenar, por isso, é preciso ter paciência. Mas  as delongas têm espaço por uma boa causa: diferente da maioria dos livros de Meg, Insaciável é narrado em 3ª pessoa e conta os fatos sob a perspectiva de três pessoas diferentes: Meena, Lucien (o vampiro) e Alaric (o caça-vampiros). A revelação dos diferente pontos de vista torna a história mais complexa, sim, mas também mais rica e envolvente – o que é perfeito. Como de costume, gostei da forma como Meg amarrou os fatos da trama, de forma coerente, e trouxe à tona as surpresas.

***************************

CUIDADO, CONTÉM SPOILER!

Embora eu tenha ficado chateada pelo fato do Lucien ter tentado morder a Meena sem o consentimento dela, fiquei triste quando ela pede para que ele nunca mais a procure. Mas aquele bilhete final me diz que esse afastamento não é definitivo. De qualquer forma, achei o fim surpreendente, mas fiquei um pouco desiludida (por isso dei 4,5 estrelas). Por outro lado, devo dizer que  o desfecho me agradou porque, além de deixar muito pano pra manga, ele é diferente da maioria.

PRONTO, ACABOU O SPOILER!

***************************

Outra coisa que me chamou a atenção foi a contextualização de toda a história. No livro, Meg cita um tal de Vlad Tepes, que foi o Príncipe da Valáquia, uma província da Romênia. Na trama, ele é um vampiro legítimo e também o pai de Lucien. Fiquei intrigada, dei um Google e descobri que o tal de Vlad Tepes (versão romena para Vlad, o Empalador) realmente existiu, mas não era exatamente um vampiro. No entanto, suas cruéis técnicas de tortura serviram de inspiração para que Bram Stoker criasse o Conde Drácula. De qualquer forma, a Meg explica tudo direitinho ao final do livro e a gente sempre pode dar uma fuçada no Wikipedia, haha!

Acho que não sobra dúvidas de que Insaciável me conquistou, depois de um breve momento de relutância. Achei a história interessante e muito bem contextualizada – com certeza rolou um belo trabalho de pesquisa. Agora, estou curiosíssima para saber o que vai acontecer em Overbite, que tem lançamento previsto no Brasil para agosto de 2012 (ainda bem que existem os importados!).

Para ouvir

Além de ser da minha banda favorita (The Killers), a música White Demon Love Song faz parte da trilha sonora de Lua Nova, ou seja, é realmente sobre vampiros!

Título original: Insatiable
Série: Insaciável
Próximo livro: Overbite
Autora: Meg Cabot
Ano: 2011
Páginas: 504
Tempo de leitura: 6 dias
Avaliação: 4,5 estrelas

Mais Meg Cabot:

Sendo Nikki
Cabeça de Vento
Liberte Meu Coração  

Mais livros aqui!

 

8 Comments

Filed under Livros

8 responses to “Insaciável

  1. No geral, adorei o livro… O começo é cansativo, mas dp vc nao ker parar enqto nao chegar ao fim. O final foi extremamente decepcionante e espero msm q seja uma trilogia e td mude!!!
    Super ansiosa pra ler Overbite e renovar as esperanças no casal Meena Lucien!!!

    Bjux!!!

  2. Agora que reparei que você diz qual o tempo de leitura do livro! Adorei ;)
    Ainda não li Insaciável, mas tenho a impressão de que preciso mesmo dele. Eu nem tenho preconceito com vampiros!

    Ainda bem que existem importados ;x

    Beijos

  3. Pingback: Sendo Nikki | Sweet Talk

  4. Pingback: Cabeça de Vento | Sweet Talk

  5. Pingback: Liberte Meu Coração | Sweet Talk

  6. Pingback: Livros lidos: agosto | Sweet Talk

Leave a Reply

