Um Dia

Um Dia não é um chick lit, mas tem romance da melhor qualidade. É o tipo do livro que eu talvez não comprasse se visse na prateleira (ainda bem que ganhei da Pri), mas que me agradou de uma forma como poucos fizeram – e olha que a pessoa lê bastante, hein? Meu encantamento começa pela narrativa: o livro conta a história de duas personagens centrais (Dexter e Emma) relatando sempre – e apenas – o mesmo dia (15 de julho) da vida dos dois, por 20 anos seguidos – daí o título.

Em, a nerd recatada, sempre teve uma quedinha por Dex, o popular da turma. Após a festa de formatura da faculdade, os dois passam a noite juntos, mas não trocam muito mais do que alguns beijos. Algumas horas depois, o “encontro” de Em e Dex chega ao fim e eles seguem caminhos distintos. Embora não queira, ela já espera que a relação dos dois termine ali, no entanto, apesar de breve e superficial, a  noite pós-formatura resulta em uma amizade improvável, mas sincera e leal.

A verdade é que a amizade entre Em e Dex era algo imprevisível porque um é exatamente o oposto do outro. Enquanto ele quer curtir a vida ao máximo e faz sucesso por ser mais bonito do que inteligente, ela, que tem um grande potencial intelectual, se esconde atrás de um estereótipo fracassado – e sem razão. Durante todo esse tempo, Em e Dex mantêm uma amizade ora turbulenta, ora tranquila, mas que, apesar de imperfeita, é o porto seguro dos dois. É como se eles simplesmente se identificassem em suas próprias diferenças que, aliás, são o charme e combustível dessa relação.

Ao longo dos anos, é nítida a evolução de Em enquanto mulher – um dos fatores responsáveis pela grande sensação de “história real” do livro. Outra coisa interessante é a forma como o autor David Nicholls contextualiza a trama em suas diferentes épocas, sem precisar dizer “é 1999” – embora, no início de cada capítulo, tenha a data. São detalhes e referências sutis, mas que fazem você se envolver com o enredo e dão à história um toque a mais de realismo. O final é, sim, surpreendente e traz à tona as mais diferentes reflexões – além de lágrimas, no meu caso.

A história de Em e Dex pode parecer mais uma daquelas em que duas pessoas ficam se encontrando e desencontrando por anos até, enfim, se encontrarem de vez. Mas, na verdade, é mais do que isso. Um Dia é um relato sincero de amor, sim, mas acima de tudo, de amizade. É a confirmação de que clichês como “pessoas certas nas horas erradas” e “cada coisa tem o momento certo para acontecer” realmente existem. E, por fim, é a prova de que paciência, renúncia e compreensão fazem parte do mesmo pacote em que está o amor.

Título original: One Day
Autor: David Nicholls
Ano: 2009
Páginas: 416
Tempo de leitura: 5 dias
Avaliação: 5 estrelas

Um Dia – O Filme

Um dos pôsteres mais lindos que já vi!

Sim, Um Dia é mais um dos livros que vão virar filme – na realidade, já virou. A lindíssima Anne Hathaway dá vida à Emma, enquanto Jim Sturgess personifica Dexter. Confesso que ainda não sei se Anne combina com Em fisicamente (mas tenho certeza que ficará ótima, já que é uma atriz talentosíssima), no entanto, já percebi que Jim é um Dex perfeito. A direção fica por conta de Lone Scherfig (de Educação) e o roteiro é do próprio autor do livro, David Nicholls. Um Dia chega aos EUA no próximo dia 19, mas ainda não tem data de estreia no Brasil. Então, se você se interessou pela história, fica a dica: corre que dá tempo de ler antes do longa chegar ao Brasil!

UPDATE

Um Dia estreia dia 4 de novembro nos cinemas brasileiros! (informação via Natália Baggio)

Mais livros aqui!

Advertisements

4 Comments

Filed under Livros

4 responses to “Um Dia

  1. Nati Baggio

    “Um Dia é um relato sincero de amor, sim, mas acima de tudo, de amizade. É a confirmação de que clichês como ‘pessoas certas nas horas erradas’ e ‘cada coisa tem o momento certo para acontecer’ realmente existem”.

    Amém

  2. Pingback: Livros lidos: julho | Sweet Talk

  3. Fiquei morrendo de vontade de ler……
    parece ser muiiito bom… e traquilo!!
    Tbm quero ve ro filme.. o poster eh lindoo
    Bjao

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s